domingo, 22 de maio de 2011

Cidades Satélites


As cidades satélites de Brasília são a periferia de São Paulo. De acordo com o plano piloto de Lúcio Costa, as cidades satélites são uma designação usada para se referir a centros urbanos surgidos nos subúrbios de uma grande cidade, tipicamente para servir de moradia aos trabalhadores.  Originalmente, foram planejadas para serem núcleos urbanos e para funcionar como cidade-dormitório. Portanto, elas geralmente não têm indústrias e contam somente com serviços básicos de educação, saúde, comércio e lazer.
Assim, o centro da grande cidade ficará destinado ao comércio, onde os terrenos são mais caros, e a periferia para a habitação. Com a expansão, estes núcleos urbanos periféricos vão constituindo autênticas cidades, pouquíssimas industrializadas e com comércio muito básico.
Encontramos cidades satélites com o mesmo oferecimento de lazer que é oferecido no Plano Piloto, porém, não são iguais. Com base nos entrevistados durante o nosso trabalho de campo, quando comparamos o Plano Piloto com as cidades satélites encontramos uma grande diferença não só social, mas como também estrutural. O privilegio é sempre para o Plano, não apenas como as áreas de lazer, mas como condições de vida, possibilidades de emprego, por isso alguns chamam a cidade satélite como “cidade dormitório” já que muitos moradores das próprias passam o dia trabalhando no Plano Piloto e somente voltam para dormir.
vista aéra da Ceilândia Sul

vista aéria da Taguatinga Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário