A Brasília idealizada deveria ser um lugar onde ocorre a interação entre as pessoas através dos meios em que Lúcio Costa e Oscar Niemeyer proporcionaram para os moradores. As superquadras deveriam possuir pessoas de diversos níveis sociais, onde todos frequentassem a mesma escola, a mesma igreja, ou seja, os mesmos lugares, independente de qualquer coisa, sem preconceito. As trajetórias levam para um único lugar, fazendo com que todos da cidade sejam obrigados a se encontrar no mesmo, e assim facilitando a vida social.
igreja da superquadra modelo
prédeio de moradia na superquadra modelo
Na Brasília real, apesar de ter os facilitadores que foram feitos por Lúcio e Oscar, a relação entre as pessoas dependia das mesmas principalmente. As superquadras apenas tinham pessoas de classe social mais alta, e seus filhos estudavam em escolas particulares,que não se localizavam nas superquadras onde era o proposito. Apenas a superquadra modelo realmente funcionou com os ideais que foram proporcionados pelos arquitetas, e mesmo assim ainda muito modificada.
escola Parque na superquadra modelo
entrada da escola Parque na superquadra modelo
E surgiu a partir daí as cidades satélites ao redor da cidade de Brasilia para a parte da população de menor renda poder ter uma moradia, pois não havia mais espaço no plano piloto. Tudo então se resultou bem distante do que pretendiam, literalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário